quinta-feira, 22 de julho de 2010

Você sabia???





















A BM&F BOVESPA tem uma blblioteca especializada em assuntos relacionados ao mercado financeiro, mercado de capitais, administração, derivativos, risk managment, econometria e estatística, possui também, alguns dos principais Journals sobre derivativos, periódicos nacionais e internacionais de finanças e livros sobre cultura geral.

Em “Consulta do acervo” é possível recuperar dados dos acervos, solicitar pesquisas e acessar publicações da BM&FBOVESPA na íntegra, como artigos da Resenha e Boletins Diários.

A biblioteca oferece auxílio no desenvolvimento de pesquisas, serviço de empréstimo aos funcionários da BM&FBOVESPA, de corretoras e alunos de MBA do Instituto Educacional, além de agradável espaço para leitura.

Biblioteca "José Ulpiano de Almeida Prado"
Rua Boa Vista, 280 - 4º andar
CEP: 01014-000
Tels.: +55 11 2565-4345/4349
E-mail: biblioteca@bvmf.com.br

Horários de funcionamento:
- De segunda a quinta das 9h00 às 19h00 - Sexta-feira das 9h00 às 18h00

Fonte: http://www2.bmf.com.br/cim/index.asp

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Visita à Bolsa de Valores!!!


















Pois é moçada! Vocês fizeram barulho e conseguiram! É isso mesmo!!

No próximo encontro do Futuro Legal faremos a tão solicitada vista à BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo! Vai ser um passeio pra lá de divertido, cheio de informações e conhecimento!

Para começar a sentirmos um pouco do gostinho do que vem por aí, que tal conhcermos um pouco sobre a história da Bolsa?

Lá vai!!



Em 23 de agosto de 1890 foi fundada por Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo. A Bolsa Livre encerrou suas atividades em 1891, em decorrência da política do Encilhamento. Quatro anos depois, em 1895, foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que deu continuidade à evolução do mercado de capitais brasileiro.
No ano de 1934, a bolsa instalou-se no Palácio do Café, localizado no Pátio do Colégio. No ano seguinte, seu nome foi alterado para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo.

Até meados da década de 1960, a Bovespa e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças (atuais Secretarias da fazenda estaduais). Eram 27 bolsas de valores em todo o Brasil, dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder público.


Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas nos anos de 1965 e 1966, as bolsas assumiram a característica institucional, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
A antiga figura individual do corretor de fundos públicos, que eram os corretores autônomos de confiança de cada investidor, foi substituída pela da sociedade corretora ou as atuais corretoras de valores, empresa constituída sob a forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada.

Em 1967, a entidade passou a ser denominada Bolsa de Valores de São Paulo.


Por muitos anos, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi o grande mercado de ações do país. No entanto, a partir da década de 1980, começou a perder espaço gradativamente para a Bovespa. Em 2000, as duas bolsas comandaram a assinatura de um acordo de integração das nove bolsas de valores brasileiras. O documento estabelecia qua as ações de companhias abertas e os títulos privados em geral seriam negociados na Bovespa, enquanto a BVRJ se encarregaria do mercado eletrônico de títulos da dívida pública, lançado em agosto daquele ano.


No ano 2000, as bolsas de valores de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas-Espírito Santo-Brasília, do Extremo Sul, de Santos, da Bahia-Sergipe-Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná e a Bolsa Regional foram integradas.

Desde então a Bovespa passou a concentrar toda a negociação de ações do Brasil, e as bolsas regionais mantiveram as atividades de desenvolvimento do mercado e de prestação de serviços às suas praças locais.
A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade auto-reguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários - CVM e hoje integra também a Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F.

Fonte: Wickpedia

terça-feira, 6 de julho de 2010

Futuro no Orkut!


Pessoal!!!

Chegou a hora de agitarmos nosso Clube na internet! Todos os caminhos são válidos e para dar um up na comunicação, o Futuro Legal tem agora um perfil no Orkut!!


Acessem o Orkut e procurem por: Futuro Legal - Investimentos!


Vamos ficar amigos, trocar ideias, informações e divulgar o perfil a todos os cotistas! Precisaremos da colaboração de todos!!


Assim que tivermos bastantes amigos publicaremos as fotos dos encontros, mas só quando o perfil estiver bombando!!!