segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A importância do Planejamento Familiar


O Brasil tem evoluído muito no que se refere ao planejamento financeiro de empresas e famílias, este fato demonstra a maturidade da cultura de planejar, hábito extremamente benéfico para uma boa saúde financeira.

No entanto, uma questão recorrente quando se fala em planejamento financeiro, é a falta de objetivos definidos quando as pessoas ou famílias decidem poupar dinheiro. Poupar apenas para acumular riqueza, funciona muito pouco como estímulo quando se quer transformar esta atitude em um hábito.

Nesse sentido é muito importante traçar metas e objetivos de vida em médio e longo prazo: garantir a educação dos filhos ou ter uma aposentadoria mais confortável, fazer um curso, comprar uma casa, enfim, há muitas conquistas a serem realizadas ao longo da vida que merecem a tentativa de aprender a poupar e é fundamental manter a mente atenta a estes desejos e sonhos, facilita muito na hora de evitar gastos desnecessários.

Outro ponto importante é a tentar se desligar daquela mentalidade de que nunca sobra dinheiro no fim do mês. Muitas vezes realizamos gastos em itens supérfulos e nem nos damos conta, exemplo: exagero no uso do celular, falta de paciência para pesquisar preços, exagero nas visitas ao salão de beleza... enfim, com algumas pequenas mudanças é possível diminuir gastos e guardar pequenas quantias que com o tempo, farão com que se atinja os objetivos.

Pense nisso!

Fonte de referência: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário